3 maneiras de manter o corpo saudável estando em casa

O novo coronavírus causou uma completa mudança na vida das pessoas. Atualmente, os indivíduos estão precisando buscar alternativas para tornar o isolamento social mais saudável.

Para isso, o fundamental é ter uma alimentação saudável e não descuidar da prática de exercícios físicos, mesmo estando em casa. Pode parecer difícil, afinal, é uma situação completamente nova.

Entretanto, com disciplina e algumas dicas práticas, é possível estabelecer uma rotina que concilie as atividades profissionais com a do dia a dia, de forma que permita cuidar do corpo.

1 - Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para manter um bom funcionamento do organismo, principalmente do sistema imunológico. Entretanto, a nova rotina pode dificultar isso. Porém, é um ótimo momento para aprender receitas novas e desenvolver o hábito de cozinhar.

Muitas pessoas que antes almoçavam no trabalho, por exemplo, agora estão precisando se alimentar em casa. Na correria, pode ser mais fácil pedir comida, mas nem sempre isso é uma escolha saudável.

O melhor é ter uma alimentação saudável e natural, comendo alimentos de verdade e não comidas industrializadas. A dica é fazer um planejamento semanal e cozinhar comida e congelar para, durante a semana, só descongelar.

Deve-se equilibrar o consumo calórico ao gasto energético. Como agora a tendência é gastar menos energia, já que fica-se mais parado em casa, o consumo de alimentos deve ser menor também. Priorizando frutas e legumes a frituras e massas.

É importante também ter práticas saudáveis para aliviar a ansiedade e o estresse, evitando descontar na ingestão de alimentos. Por exemplo, dormindo bem e praticando exercícios físicos.

2 - Durma bem

Ter um sono de qualidade é requisito para toda a saúde do corpo, ajudando a manter o corpo saudável e aliviar o estresse e a ansiedade acumulado. É durante o sono que o corpo se recupera e descansa, preparando a pessoa para um novo dia.

Porém, dormir bem pode ser um desafio. Quem está com dificuldade para dormir, pode tentar tomar um banho morno que ajuda a relaxar o corpo, não comer alimentos pesados durante à noite, ouvir músicas calmas e também não consumir notícias pesadas antes de dormir.

3 - Pratique exercícios

  • Praticar exercícios físicos dentro de casa é uma ótima maneira de manter a forma, aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, melhorar o condicionamento físico e sistema imunológico.Os exercícios físicos ajudam a liberar hormônios que promovem bem-estar, o que é fundamental neste momento. Quem não estava acostumado a fazer atividades físicas antes, pode buscar app ou perfis de profissionais que ensinam atividades online.Alongamentos, meditação, yoga, entre outras modalidades também são ótimas ferramentas para fazer exercícios neste momento em que as academias estão fechadas e as áreas de lazer também.