5 Alimentos ricos em vitaminas C para seu dia a dia

Para que as funções do corpo humano sejam desempenhadas corretamente, é fundamental ingerir vitaminas e nutrientes. Uma, em especial, traz diversos benefícios, principalmente, para o sistema imunológico. Trata-se da Vitamina C.

Essa vitamina ajuda na cicatrização de tecidos e formação dos ossos, inibe a formação de nitrosaminas, melhora a absorção de ferro e auxilia na síntese de colágeno. Além disso, a Vitamina C possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres e ajudando no rejuvenescimento celular.

As propriedades da Vitamina C não param por aí. Ela ainda ajuda a sintetizar neurotransmissores e sais biliares, melhora o funcionamento de hormônios do córtex adrenal, evita o envelhecimento precoce e previne o câncer.

Vitamina C: inclua no seu cardápio

Com tantos benefícios assim, é importante consumir diariamente essa vitamina. Dessa forma, ficando com a saúde em dia e ajudando o sistema imunológico a combater doenças e vírus.

A recomendação diária mínima de Vitamina C é de 75 mg para mulheres e 100 mg para homens. Entretanto, uma nutricionista pode indicar a quantidade ideal para cada pessoa, mas essa é a média indicada.

A seguir, confira 5 alimentos ricos em Vitaminas C, assim como a concentração dessa vitamina em cada um deles. Os valores foram extraídos da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) de 2019, com dados da Universidade de São Paulo (USP) e do Food Research Center (FoRC).

Laranja

Bastante acessível e fácil de encontrar, a laranja é o alimento mais tradicional quando se fala em Vitamina C. Uma laranja possui a dose diária mínima dessa vitamina. Além de consumir a fruta in natura, outra maneira de ter os nutrientes da fruta é por meio do suco.

Couve

Cada 100 gramas de couve possui o equivalente a 103 mg de vitamina C. Ou seja, uma xícara de chá de couve contém a dose diária dessa vitamina. Além disso, a couve é rica em magnésio, cálcio e ferro.

A couve é um ótimo acompanhamento nas refeições. Ela pode ser preparada crua, em forma de salada, ou refogada, mas com pouco sal. Outra maneira de consumir couve é na forma de suco, misturando-a com frutas.

Brócolis

Versátil e saboroso, o brócolis é um vegetal rico em diversos nutrientes, 100 gramas de brócolis contêm em torno de 47 mg de Vitamina C, além de ser fonte de potássio, cálcio e fibras. Para preservar as vitaminas e nutrientes, o indicado é consumir esse vegetal cru ou cozido no vapor.

Pimentão amarelo

Colorful green , red, yellow and chili pepper.

Todos os tipos de pimentões são ricos em Vitaminas C, mas o amarelo é o que possui a maior concentração (189 mg para cada 100 gramas do legume). Além de um ótimo complemento nas refeições, o pimentão pode ser usado como prato principal ou tempero.

Morango

fresh strawberry

Pequeno, mas cheio de vitaminas. Esse é o morango. Em 100 gramas de morangos é possível encontrar cerca de 70 mg de Vitamina C. Além de delicioso para consumi-lo in natura, o morango pode ser transformado em suco combinado com outras frutas.

A Vitamina C também ajuda o corpo a absorver mais ferro. Portanto, uma dica é combinar alimentos ricos em vitamina C com alimentos que possuem ferro. Por exemplo, usando limão (que tem vitamina C) para temperar saladas de folhas verdes escuras (com alto teor de ferro). 


Na hora de ir ao mercado abastecer a geladeira com os alimentos ricos em vitamina C, não esqueça de usar máscara! Saiba como usá-la corretamente clicado aqui.