5 aplicativos gratuitos para meditação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso da América Latina. Cerca de 10% da população convive com esse transtorno. Além disso, o país tem índices elevados de estresse e depressão. Uma prática que ajuda a melhora isso é a meditação.

A meditação traz diversos benefícios à saúde, todos cientificamente comprovados. Por exemplo, ajuda a reduzir o estresse a e ansiedade, fortalece o sistema nervoso e imunológico, melhora a postura, concentração e a memória.

Entretanto, a prática da meditação ainda é desconhecida por muitas pessoas. Todavia, existem aplicativos gratuitos para meditar que são ótimas ferramentas para conhecer e iniciar essa atividade.

Confira 5 aplicativos para meditação e comece hoje mesmo a melhorar sua saúde física e mental!

Sattva

O aplicativo Sattva possui princípios baseados nas artes antigas e milenares da meditação. Essa ferramenta possui tanto versão gratuita de teste quanto paga, com mais recursos disponíveis.

O Sattva possui:

  • Meditações guiadas;
  • Sons Sagrados (mantras e cânticos védicos);
  • Sabedoria Meditativa;
  • Música para Meditação;
  • Temporizador e Rastreador de Meditação;
  • Coleções temáticas, dependendo do humor, desejo e hora do dia do usuário;
  • Lembretes personalizados;
  • Estatísticas para acompanhar o progresso;
  • Desafios e troféus;
  • Citações e comunidade. 

O Sattva está disponível para android ou iOS.  

Stop, Breath & think

Disponível para download na Apple Store e no Google Play, o aplicativo de meditação Stop, Breath & think é ótimo para quem deseja começar com essa prática. O principal diferencial desse aplicativo é que o usuário pode fazer um check in inserindo a emoção do dia e a ferramenta indica uma meditação personalizada.

Mindfulness App

Com versões gratuitas e pagas, o Mindfulness App é uma ótima ferramenta tanto para iniciantes quanto para usuários avançados. O aplicativo conta com diversos recursos, como:

  • Meditações e cursos guiados com professores renomados;
  • Meditações temáticas (foco, ansiedade, estresse, trabalho, relacionamento, crianças, atenção plena, etc.);
  • Estatísticas;
  • Temporizador;
  • Músicas. 

Mindfulness App está disponível para usuários dos sistemas Android ou Apple

Headspace

Simples e prático de ser usado, o Headspace promete ajudar o usuário a desenvolver a capacidade da atenção plena. Com isso, a pessoa consegue melhorar a concentração, respirar melhor, manter a calma e ter uma noite de sono com mais qualidade.

O aplicativo oferece diversos recursos, desde meditações guiadas, cursos de introdução, sons da natureza, timer, músicas relaxantes e muito mais. O aplicativo pode ser baixado por meio da Apple Store ou Google Play e conta com versões pagas e gratuitas.

Calm

O aplicativo de meditação Calm também está disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS. Contando com praticamente as mesmas funcionalidades dos outros aplicativos, o Calm é excelente para iniciantes e praticantes mais avançados.

Além de meditação, o Calm conta com exercícios de respiração que ajudam a controlar a ansiedade, histórias narradas para ajudar a dormir e músicas calmantes.


Cada aplicativo possui programas de meditação diferentes. Todavia, normalmente, 15 a 20 minutos diários são suficientes para melhorar a qualidade de vida por meio da meditação.

Porém, é uma prática que exige disciplina. Ninguém fica forte indo só um dia na academia, com a meditação é o igual. Para facilitar, reserve um espaço da sua casa e um momento do seu dia que você consiga se dedicar exclusivamente à meditação.

Se você deixar de fazer um dia, ou não conseguir se concentrar, não tem problema, retome assim que possível. Com o passar do tempo, ficará mais fácil.


Com o novo Coronavírus, o isolamento social pode ser desafiador. Conheça 3 dicas para manter o corpo e mente saudáveis em casa.