Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata é registrado como segunda causa de morte por câncer entre os homens e o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil. Caracterizado pelo crescimento descontrolado de um tumor maligno que afeta a próstata (glândula localizada entre a bexiga e o reto, envolvendo a uretra), a doença atinge, na maioria dos casos, pessoas a partir dos 65 anos.

Um grande número de homens costuma postergar a realização de consultas e exames de rotina. Como essa doença é silenciosa no início, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, e é aí que mora o perigo. Quando apresentam, a probabilidade do tumor estar em estágio avançado é grande. Nesses casos, ocorrem os seguintes sintomas: necessidade frequente de ir ao banheiro e dificuldade para urinar.

Fatores de Risco

As chances da doença se desenvolver aumentam de acordo com os seguintes fatores:

Idade (quanto maior a idade, maior o risco);

Histórico familiar;

Alimentação inadequada, à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos;

Sedentarismo;

Obesidade.

Diagnóstico

Caso seja diagnosticado ainda na fase inicial, existem chances de cura em 90% dos casos. Por isso, recomenda-se que homens com idade acima dos 50 anos procurem um urologista e façam os exames indicados pelo especialista. Sempre que o exame de sangue e o exame de toque indicarem a possível presença da doença, a investigação continuará com pedidos de Ultrassom, Biópsia guiada por ultrassom e, em alguns casos, Ressonância Magnética (para que a extensão do tumor possa ser avaliada).

Campanha

A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, possui a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. E como você pode ajudar? Ao divulgar textos como esse, com informações de qualidade, você estará ajudando na conscientização sobre os riscos do Câncer de Próstata.

Fontes: INCA e Sociedade Brasileira de Urologia
Voltar