Cedip indica: Contos de Nanook

Contos de Nanook

A Cedip é uma das empresas incentivadoras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da fantástica apresentação teatral Contos de Nanook. Inspirado no icônico documentário Nanook do Norte (1922), de Robert Flahertly, traz três histórias em que a importância antropológica dos índios Inuit é o ponto de partida para que o público entenda o contexto do protagonista. O espetáculo está em cartaz em Curitiba, no Teatro Cleon Jacques, até o dia 16 de julho e a entrada é gratuita.

Misturando a realidade e o lúdico, a Setra Companhia de teatro exibe uma versão única da cultura esquimó. Ela se passa inteiramente em um iglu gigante (10 metros), ambientada de forma que os espectadores sintam como se estivessem realmente no local da história. As relações humanas abordadas, em contraste com a quantidade de informações e a tecnologia que temos atualmente, é o grande ponto de diálogo com a plateia.

Em meio ao inverno rigoroso do Polo Norte, Nanook espera a morte. Idoso, o esquimó foi abandonado pela família e não consegue mais caçar comida. Antes, porém, ele encontra uma menina que se perdeu dos pais durante a fuga de uma tempestade de neve no leste da Sibéria. Nanook, então, decide ajudá-la a reencontrar a família e isso dá a ele um novo motivo para continuar vivendo. A terceira figura da história é um urso polar, que representa a humanidade dos esquimós ao vivenciar as mesmas condições e adversidades que eles. O encontro dos três personagens destaca a amizade improvável, feita num cenário frio, perigoso, solitário e melancólico.

O espetáculo foi escrito por Léo Moita, dirigido por Eduardo Ramos e conta com os atores Mauro Zanatta, Má Ribeiro e Bruno Lops no elenco. Para mais informações, clique aqui.

Voltar