Como usar máscara corretamente em tempos de Coronavírus

Usar máscara é uma medida necessária para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Essa é uma recomendação tanto do Ministério da Saúde quanto da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entretanto, para que a máscara cumpra com a função principal dela — cobrir as entradas e saídas do vírus no organismo humano — é fundamental que ela seja manipulada corretamente.

Independentemente, se o produto for de tecido ou descartável, as orientações de como usar máscara corretamente são as mesmas. Confira:

Passo a passo de como usar máscara corretamente:

  1. Higienize completamente as mãos antes de tocar nas máscaras;
  2. Pegue a máscara sempre pelo elástico e nunca pelo tecido;
  3. Posicione a máscara de forma que ela cubra completamente o nariz e a boca;
  4. Prenda o elástico por trás das orelhas;
  5. Se necessário, ajuste cuidadosamente a máscara para que ela fique embaixo do queixo;
  6. Depois disso, evite tocar novamente na máscara;
  7. Após o uso, retire a máscara segurando pelos elásticos e jogue-a no lixo (se for descartável) ou coloque-a para lavar (tecido);
  8. Higienize completamente as mãos novamente.

Erros comuns ao usar máscara que devem ser evitados:

  • Deixar o nariz descoberto e/ou cobrir somente as narinas;
  • Deixar o queixo exposto;
  • Usar máscaras muito largas, com sobras nas lateriais;
  • Tocar na máscara várias vezes;
  • Puxar a máscara para o queixo;
  • Deixar a máscara em cima da mesa ou de outros lugares e depois coloca-la novamente.

Dicas para usar a máscara corretamente

No caso das máscaras feitas de tecido, é importante que sejam confeccionadas de acordo com o perfil do usuário. Dessa forma, evitando que fiquem grandes ou apertadas.

Caso precise remover a máscara por algum motivo, nunca a puxe para o queixo. A orientação é removê-la pelas cordinhas laterais. Além disso, a máscara precisa ser trocada sempre que ficarem úmidas ou a cada duas horas de uso.

Máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo, de preferência, dentro de um saco plástico. Já as de tecido precisam ser higienizadas a cada uso. Para isso, basta lavá-las em uma solução de água e sabão, ou água com água sanitária. Porém, nunca misturando com outras roupas.


Todavia, usar máscara não anula outras ações de prevenção. Como, por exemplo, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, evitar aglomerações de pessoas, não tocar o rosto e cobrir o nariz e a boca sempre que for tossir ou espirrar.

Confira também como se manter saudável estando em casa clicando aqui.