Cuidados com a saúde da gestante

A gravidez é um período da vida da mulher cercada de emoções intensas. Por conta de tantas mudanças fisiológicas e psicológicas, características dessa fase, cresce a necessidade dos cuidados com a saúde da gestante.

O pré-natal regular é, sem dúvida, a melhor maneira da mulher ter uma gestação saudável. Por meio das consultas de rotina com médico obstetra, é possível acompanhar com precisão a evolução da gestação e monitorar a saúde da mãe e do bebê.

Os cuidados com a saúde da gestante ajudam na prevenção e/ou diagnóstico precoce de algumas doenças ou transtornos característicos da gravidez que podem acometer a mãe. Embora alguns desses problemas sejam mais raros que outros, nunca se sabe o que pode acontecer!

Por isso a necessidade de um acompanhamento preciso desde o momento da descoberta da gravidez até o parto. Confira, a seguir, alguns cuidados com a saúde da gestante e também os exames preventivos que devem ser realizados.

Saúde do coração

Durante o período de gravidez, aumenta o volume de sangue que circula no coração da mulher. Por conta disso, alguns problemas do coração que antes passavam despercebidos podem aparecer.  Aumentando, dessa forma, o risco para a saúde da mãe e do bebê.

Pacientes em que o médico desconfie de problemas cardiopáticos precisam realizar alguns exames para diagnóstico, como o ecocardiograma fetal, exame morfológico e a dopplerfluxometria.

Diabetes Gestacional

A Diabetes mellitus gestacional (DMG), ou, simplesmente, diabetes gestacional é caracterizada pela intolerância a carboidratos, resultando em um quadro de hiperglicemia. Alguns hormônios típicos da gestação podem estar relacionados com esse quadro.

Por conta disso, a importância dos cuidados com a saúde da gestante que incluem controle de peso, alimentação correta, prática de exercícios físicos e exames de rotina.

Em pacientes diagnosticadas com diabetes gestacional o ultrassom é ainda mais importante, a fim de avaliar precisamente a idade gestacional e avaliar a formação do feto, além de exame com doppler das artérias umbilical e cerebral.

Saúde Vascular

Durante a gestação o sistema circulatório da mulher é bastante afetado, por conta do fluxo sanguíneo que aumenta. Por isso a importância de cuidar da saúde vascular e evitar alguns problemas em decorrência disso, como varizes e trombose.

O obstetra que realiza o pré-natal pode indicar uma consulta com profissionais especializados em angiologia e/ou cirurgia vascular caso perceba alguma anomalia. As varizes, tão temidas pelas grávidas, são veias que se rompem e/ou entopem, já os trombos são coágulos de sangue.

Uma boa alimentação, hidratação correta e exercícios físicos ajudam no fortalecimento das veias.  Além disso, é importante realizar exames para diagnóstico precoce, o médico pode solicitar, por exemplo, o eco doppler para avaliar o fluxo de sangue.

Hipertensão arterial

Um dos maiores riscos para as futuras mamães é o aumento da pressão, que pode levar a complicações sérias como a pré-eclâmpsia e eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro. Entretanto, adotando alguns cuidados com a saúde da gestante é possível reduzir a probabilidade disso ou fazer o diagnóstico precoce que ajuda no tratamento correto.

O médico responsável pelo pré-natal deve fazer a avaliação correta da paciente, que inclui aferição de pressão regular e, quando observado a necessidade, solicitar exames preventivos. Entre eles, um ecocardiograma, doppler velocimetria, exames laboratoriais de urina e de sangue, e outros de imagem quando necessário, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Voltar