8 cuidados que você deve ter na estação mais quente do ano

Summer accessories on blue wooden background top view

Para muitas pessoas, o verão é sinônimo de férias. E mesmo para quem só consegue aproveitar durante o final de semana, essa época do ano é uma das mais esperadas. Afinal, ela vem acompanhada de muita diversão na praia, clube, piscina e até mesmo no campo.

Porém, a estação também pode trazer alguns problemas. Afinal, o corpo acaba exposto a situações que ele não está acostumado.

Por essa razão, alguns cuidados com a saúde são essenciais. Confira a seguir 8 dicas que vão ajudar você a se manter seguro (a) neste verão.

Alimentação

Aumente o consumo de líquidos

Todos os dias, o corpo precisa de aproximadamente 2 litros de água. Com o calor do verão, é comum o aumento da transpiração. Portanto, se faz necessário aumentar o consumo de água.

Para manter a saúde em dia, procure beber 2,5 litros diários de água pura. Você também pode complementar com outros líquidos, como água de coco, chás e sucos naturais — sem adição de açúcar.

Tenha uma alimentação saudável

Com a temperatura elevada, o corpo tem mais dificuldade para processar os alimentos. Por esse motivo, não é recomendado fazer refeições pesadas e que contenham muita gordura.

Devido ao calor, é natural que os ingredientes estraguem mais rápido, especialmente em pratos fritos ou com molhos. Com isso, as chances de intoxicação alimentar podem aumentar.

Para evitar que isso ocorra, mantenha uma dieta balanceada e dê preferência para refeições leves.

Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais indicados. Eles são ricos em diversos nutrientes e ainda auxiliam na reposição da água corporal. Dentre os mais indicados, estão: abacate, linhaça, manga, amora, cenoura, maçã e melancia.

Bebidas alcoólicas

Você sabia que o álcool estimula a transpiração e a micção? Ou seja: bebidas alcoólicas contribuem com a perda de água, podendo até mesmo levar à desidratação.

Isso também ocorre com o açúcar e a cafeína, substâncias que causam perda de líquidos. Por essa razão, a moderação também é um dos principais cuidados que devem ser tomados durante o verão.

Pele

Protetor Solar

Você já viu aqui no nosso blog que as queimaduras de pele estão entre as doenças mais comuns do verão.

Os riscos de câncer de pele existem durante todo o ano, fazendo do protetor solar um cuidado contínuo. Porém, é nessa estação que a incidência de raios UV aumenta e, com isso, a pele fica mais vulnerável.

Para evitar queimaduras de sol, prefira o filtro solar com, no mínimo, 30 FPS. Reaplique-o a cada duas horas e não fique exposto ao sol entre as 10h e 16h. Não se esqueça: busque sempre um abrigo para se proteger dos raios solares.

Roupas e acessórios

Roupas e acessórios também podem te ajudar a se proteger contra o sol.

Sempre que possível, use chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves e compridas. Peças escuras e com tramas fechadas são as mais indicadas. Apesar de não bloquearem o sol completamente, elas são um complemento para a proteção.

Cuidado com o limão

O limão é bastante utilizado durante o verão. Ele é parte essencial de sucos, drinks e até mesmo para consumir com peixes e frutos-do-mar.

Porém, quando o suco da fruta entra em contato com a pele, ele pode causar queimaduras, manchas e até mesmo bolhas. Então, se você tiver contato com limão, sempre lave a região com água e sabão.

Outros alimentos ácidos também merecem atenção, como o abacaxi.

Micoses

O calor e a umidade são comuns durante o verão, e podem ser um problema quando o assunto são as micoses. Afinal, esse cenário é perfeito para a proliferação dos fungos, especialmente nos dedos dos pés e unhas — a famosa frieira.

Para se prevenir e manter a saúde em dia, existem alguns cuidados que você pode tomar:

  • Só entre em piscinas de águas limpas, transparentes, desinfectadas e sem a presença de lodo;
  • Não ande descalço em locais de uso coletivo, como duchas, saunas e vestiários;
  • Tire as roupas de banho molhadas e coloque peças secas, assim que possível;
  • Seque bem a região entre os dedos dos pés e qualquer outra dobra do corpo;
  • Evite emprestar roupas íntimas e de banho, calçados, meias e escovas;
  • Após tomar banho de piscina ou mar, procure se lavar com água doce o mais rápido possível.

Mosquitos

Os mosquitos também merecem atenção especial durante o verão. Para evitar doenças como dengue e zika, ou simplesmente para impedir o incômodo das picadas, use repelente.

Durante a noite, você também pode dar preferência para peças frescas e longas, deixando o mínimo do corpo exposto. Também é válido utilizar velas de citronela ou uma lanterna de mosquito.

Esses são alguns dos cuidados que você pode ter nesse verão para manter a saúde em dia. Assim, é possível garantir que a estação mais quente do ano possa ser aproveitada sem nenhum imprevisto.

Mas, é claro, se perceber algum sintoma estranho, busque auxílio médico imediatamente. Para se manter informado, continue conferindo nosso blog!

Atenção! Alguns desses exames não são realizados pela CEDIP. Confira quais exames a Cedip realiza clicando aqui.