Dicas de saúde para idosos

Dicas de saúde para idosos

A saúde é o bem mais precioso que podemos ter durante toda a vida, no entanto, algumas fases exigem atenção aumentada para cuidados específicos. Por isso, a saúde para idosos precisa ser pensada para que o envelhecimento aconteça com qualidade de vida.

A pessoa com mais de 60 anos possui as mesmas indicações de cuidados para se manter saudável de qualquer outro adulto. No entanto, com o passar do tempo, o organismo pode passar a funcionar de forma diferente por conta do desgaste natural associado a alguns fatores individuais, como o estilo de vida e predisposições genéticas.

Fique atento a algumas dicas que podem ajudar a manter a saúde do idoso em dia:

Mantenha a alimentação equilibrada

O indicado é que sejam feitas três refeições principais ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e, se necessário, recomenda-se fazer lanches com alimentos frescos nos intervalos dessas refeições.

Além disso, a qualidade do que se coloca no prato é muito importante para que sejam consumidas os nutrientes diários necessários. Por isso, dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma natural, lembrando sempre de incluir frutas, legumes e verduras nas refeições ao longo do dia.

As carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados devem estar presentes, bem como a tradicional combinação de arroz com feijão no almoço ou jantar. Evite bebidas açucaradas, excesso de doces e álcool.

Pratique exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos são essenciais para proporcionar uma diminuição no risco de doenças cardiovasculares, osteoporose, certos tipos de câncer, diabetes e depressão. Além disso, contribui para o bem-estar, a disposição e a autonomia do idoso.

É recomendável buscar a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar qualquer atividade física para que ele possa indicar qual a melhor modalidade, frequência e intensidade para o caso específico de cada pessoa.

Cuidado com o uso de medicamentos

O passar dos anos pode acarretar no aparecimento de algumas doenças e em alguns desgastes do corpo que precisam do uso de remédios para controle e tratamento.

No entanto, o uso de qualquer medicamento deve ser indicado por um médico que avaliará a dosagem adequada e as possíveis interações que podem ocorrer ou não com outros componentes, por exemplo.

Tenha atenção à saúde bucal

A saúde bucal contribui para se ter o corpo saudável de forma geral, pois proporciona bem-estar, autoestima e uma boa mastigação, fundamental para a digestão eficaz dos alimentos e absorção dos nutrientes.

Assim, para ter um sorriso saudável e bonito, escove os dentes depois de cada refeição e antes de dormir. Utilize escova de cerdas macias e tamanho adequado e creme dental com flúor, sem esquecer ainda de passar o fio dental entre todos os dentes. Além disso, ir ao dentista a cada seis meses é ideal para ter certeza de que a saúde bucal está em dia.

Esses cuidados também são indicados para quem usa prótese dental, como dentadura e ponte móvel, que precisam também de higienização adequada, assim como as gengivas.

Previna-se contra quedas

As quedas podem ser mais frequentes em idosos, ocasionando fraturas, contusão muscular, traumatismo craniano e insegurança. No entanto, elas podem ser evitadas tomando-se algumas medidas:

  • Escadas e corredores devem ter corrimão dos dois lados;
  • Utilize tapete antiderrapante no banheiro e em escadas ao ar livre;
  • Evite tapetes soltos, encerar a casa e andar em locais com piso úmido;
  • Espere que o ônibus pare completamente para embarcar ou desembarcar dele;
  • Use sapatos de fechados com solado de borracha;
  • Deixe uma luz da casa acesa à noite, para caso você precise levantar;
  • Se necessário, utilize algum objeto de apoio para se locomover (bengala, muletas, entre outros).

Além de tudo isso, lembre-se: realize consultas e exames de rotina ao menos uma vez ao ano e esteja atento a toda e qualquer alteração do seu corpo.

Fonte: Ministério da Saúde.

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