Dúvidas

Cuidados relacionados a proteses e implantes

– Implantes cirúrgicos metálicos hemostáticos ou outros no Sistema Nervoso Central podem se mover. Quando colocados em outras partes do corpo, consideramos um risco mínimo, depois da fase curativa (6 a 8 semanas) acontece a fibrose e o envolvimento do clipe e ajudam a mantê-lo em uma posição estável.

– Pacientes ou outras pessoas com marcapasso não devem se aproximar ou fazer exames na Ressonância Magnética. Embora recentemente algumas exceções tenham sido descritas para marcapassos de nova geração.

– Roupas contendo fios ou componentes metálicos, objetos de metal, como óculos, jóias, grampos, botões, relógios, pulseiras, próteses, etc devem ser removidos antes dos exames.
Outras Considerações

– DIUs – A maioria destes dispositivos não se move sob influência do campo magnético (em sua maioria são feitos de plástico e cobre).

– PRÓTESES ARTICULARES – Geralmente não apresentam nenhum risco.

– EMPLASTROS DE PELE – Produtos farmacêuticos em emplastros transdérmicos (pomadas) podem causar queimaduras. Devem ser removidos antes do exame.
Gravidez

Não há nenhuma evidência de que a Ressonância Magnética possa prejudicar o feto ou o embrião. Inclusive, a RM é indicada para estudos de má formação fetal ou outros problemas com o feto. Como precaução o exame deve ser evitado nos primeiros 3 meses de gravidez. Tais considerações são válidas também para funcionárias grávidas. Essas não deverão ficar na sala durante o exame, porém, lhes é permitido preparar e posicionar o paciente, administrar o agente de contraste e escanear e filmar.

Voltar