Exames

Angioressonância

A Angioressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e veias do corpo.

Angioressonância

CLIQUE NO ITEM DESEJADO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

É possível obter imagens dos vasos do corpo por meio da emissão de ondas de radiofrequência, sem a utilização de radiação.

A Angioressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética serve para o diagnóstico e avaliação de:

– Anomalias anatômicas;
– Aneurismas;
– Estenoses;
– Oclusões;
– Complicações vasculares pós-cirúrgicas, principalmente depois de transplantes de órgãos.

Para a Angioressonância de aorta abdominal e artério renal é necessário fazer uma dieta leve. Para as demais, não existe nenhum preparo especial.

A Angioressonância, ao contrário da angiografia digital, não é invasiva, é rápida e de fácil execução. Não há necessidade de cateterismo ou internamento do paciente para a realização do exame. Outro aspecto que a difere da angiografia digital é a possibilidade de complementar o diagnóstico com a avaliação de todos os vasos de alto fluxo dos órgãos adjacentes, permitindo o estudo das inter-relações anatômicas.

Este método, assim como a Angiotomografia, vem sendo cada vez mais usado pelos médicos por apresentar um diagnóstico preciso, mais rápido e de menor custo para o paciente.

A Angioressonância, assim como a Ressonância Magnética, é contra indicada para:
– Pacientes com marca passos cardíacos e algumas marcas de clipes de aneurisma cerebral;
– Pacientes com implantes cocleares e neuroestimuladores;
– Pacientes com projéteis de arma de fogo ou fragmentos metálicos, dependendo da localização no corpo. Por favor, consulte o atendente previamente ao exame;
– Até o momento não existe nenhum estudo comprovando os efeitos da Angioressonância na gravidez, por isso, é recomendado que não realize o exame durante o primeiro trimestre de gestação.