Exames

Ecocardiograma

O Ecocardiograma é um exame realizado com ultrassom que analisa o funcionamento do coração em tempo real. Com ele, é possível verificar o tamanho do órgão, assim como sua função sistólica e diastólica, a estrutura e função das válvulas, a espessura do músculo miocárdico e o fluxo sanguíneo. O sistema Doppler avalia a movimentação das hemácias, são refletidas ondas sonoras pelo aparelho, tornando possível que o computador analise a velocidade e a direção do mesmo.

Ecocardiograma

CLIQUE NO ITEM DESEJADO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Para que esse exame seja realizado, o paciente precisa estar deitado sobre o lado esquerdo, despido da cintura para cima e sem joias. O profissional deverá aplicar um gel na região próxima ao órgão, onde será manuseado o transdutor. Esse aparelho transforma as ondas sonoras emitidas pelo coração em imagens que são exibidas em um monitor.

Existem algumas variações e complementos para esse exame, sendo os mais conhecidos:
– Ecocardiograma sob estresse: é realizado com aumento da frequência cardíaca com esforço físico ou uso de medicamento intravenoso, para avaliar a resposta do coração ao estresse.

– Ecocardiograma transesofagico: realizado com sedação, introduzindo uma sonda no esôfago (semelhante a um procedimento endoscopico) para melhor avaliação das estruturas cardíacas e quantificação de disfunção valvares.

Usado para examinar o funcionamento do coração, o Ecocardiograma analisa questões como:

  • Função cardíaca;
  • Tamanho e espessura das paredes do órgão;
  • Estrutura e função das válvulas cardíacas;
  • Fluxo sanguíneo;
  • Mudanças na membrana que cobre o coração;
  • Avaliação de massas / tumores cardíacos;

Para o Ecocardiograma transtorácico não é necessário nenhum cuidado especial antes do exame.

Para o Ecocardiograma transesofagométrico é necessário jejum absoluto de 8 horas.

Para o Ecocardiograma de estresse é necessário jejum de 3 horas e suspensão de medicamentos que alterem a frequência cardíaca.

O Ecocardiograma pode ser realizado em consultórios, clínicas e hospitais.

Durante o procedimento, o profissional pode solicitar que o paciente prenda a respiração por um período ou que respire lentamente. É importante citar que em alguns casos pode ser necessário realizar um acesso intravenoso, para maior contraste no exame.

O Ecocardiograma dura em média de 20 a 40 minutos.

No geral, não é comum sentir qualquer tipo de efeito após a realização do Ecocardiograma transtorácico.

Existem duas grandes vantagens em se realizar um Ecocardiograma. A primeira é que o paciente não é exposto à radiação. Já o segundo benefício diz respeito à qualidade do resultado, pois fornece informações detalhadas sobre o coração.

Não é comum haver contraindicações para o exame tradicional. Porém, alguns médicos podem evitar a realização do Ecocardiograma transesofágico em pacientes com graves doenças no esôfago, como estenose esofágica e câncer.

×