Exames

Mamografia Digital

A Mamografia é o exame radiológico das mamas. Atualmente é considerado o melhor procedimento para detectar câncer e lesões pré-cancerosas de homens e mulheres, antes mesmo do médico e do paciente conseguir palpá-las. É indicado como exame de rotina para o rastreamento do câncer de mama. É de alta sensibilidade e pode ser chamado também de mastografia ou senografia.

Mamografia Digital

CLIQUE NO ITEM DESEJADO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

A Mamografia é realizada em um mamógrafo, equipamento de raio-x especialmente projetado para visualizar o interior das mamas. O exame é rápido, com pouca radiação e sem desconforto para o paciente.

A Mamografia pode identificar:

– Lesões pré-cancerosas;
– Câncer;
– Nódulos;
– Calcificações;
– Anomalias, tanto malignas quanto benignas.

– A primeira mamografia deve ser realizada em mulheres entre os 35 – 40 anos e a partir daí anualmente ou a critério do seu médico;
– O exame pode ser realizado em mulheres jovens, desde que suas mamas sejam adiposas ou haja história familiar de doença mamária. Caso a paciente tenha menos de 30 anos e as mamas sejam muito densas, é recomendado substituir a Mamografia por uma Ecografia ou Ultrassonografia, que captará melhor as imagens;
– Para homens é indicada para a pesquisa de nódulos e ginecomastia.

É importante lembrar que é recomendado fazer o auto-exame mensalmente e o exame ginecológico, anualmente.

– A paciente deve marcar a Mamografia para a semana após seu período menstrual, pois nessa fase as mamas ficam mais macias e menos doloridas;
– Não se deve usar talco, loções ou desodorantes antes da Mamografia. Estes produtos químicos podem interferir no resultado, criando artefatos que atrapalham a análise do exame.

É importante informar ao técnico se já passou por alguma mamografia anteriormente e trazer esses exames para que seja possível comparar se houve mudanças no tecido mamário.

A Mamografia é realizada pelo(a) técnico(a) de radiologia que é treinado(a) exclusivamente para Mamografias.

Normalmente são feitas duas ou mais radiografias de cada mama. É preciso comprimi-las ligeiramente, até que elas fiquem com uma espessura mais uniforme. O procedimento produzirá uma sensação de pressão por apenas alguns segundos, essa compressão é importante, pois proporciona imagens nítidas e detalhadas.

O procedimento completo normalmente leva 15 minutos e as radiografias serão interpretadas pelo radiologista.

Não há nenhuma recomendação especial.

A mamografia é o exame mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama e vem sendo usada há aproximadamente 30 anos.

Nos últimos 15 anos o avanço tecnológico trouxe aperfeiçoamento para os equipamentos, o que viabiliza diagnóstico e estudos mamográficos de alta qualidade e precisão, com baixa radiação.

A mamografia é contra indicada em grávidas, como qualquer outro exame que se utiliza de raios-X. Ele só pode ser realizado se houver uma suspeita de câncer de mama e deverá ser usada uma proteção abdominal.