Exames

Tomografia Computadorizada Multi Slice

A Tomografia Computadorizada Multi Slice é um equipamento computadorizado que se utiliza de raios x para a obtenção de imagens do corpo. Por meio do computador, o aparelho produz imagens de fatias milimétricas, de até 0,6 mm, transversais de diversos órgãos do corpo humano, com ou sem auxilio de contraste iodado. Permite examinar uma região inteira do corpo em apenas alguns segundos.

É um método de exame não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica, com baixa radiação.

Tomografia Computadorizada Multi Slice

CLIQUE NO ITEM DESEJADO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Um feixe de raios-x, do calibre de um lápis, gira ao redor do corpo do paciente examinando uma “fatia”. São formados pequenos blocos de tecidos (voxels), cada um com um determinado valor de absorção conforme as características do tecido. Essas imagens são reconstruídas em um plano bidimensional (pixels) na tela do computador.

Por meio dessas imagens, o médico radiologista faz uma avaliação detalhada de qualquer parte do corpo, detectando alterações e enfermidades.

A Tomografia Computadorizada Multi Slice identifica:
– Tumores;
– Mal formações;
– Derrames e AVC;
– Alterações pulmonares;
– Estudo de órgãos abdominais;
– Estudo de estruturas vasculares;
– Alterações cerebrais;
– Fraturas.

Geralmente não são exigidos preparos especiais ou jejum para a realização de Tomografia sem contraste.

Caso seja necessário o uso de contraste iodado, o paciente deve ficar de 3 a 6 horas em jejum completo, sem a ingestão de alimentos líquidos ou sólidos.

Para a Tomografia de abdomen e/ou pelve o paciente deverá chegar na Cedip 1 hora antes do exame para preparo.

Pacientes diabéticos em uso de metformina/ gliphage devem suspender a medicação 48 horas antes do exame, caso haja necessidade do uso de contraste iodado.

Antes de iniciar o exame, o paciente responderá um questionário onde deverá informar se tem algum tipo de alergia, problema renal, diabetes, se ingeriu alimentos ou líquidos antes do exame ou também se há possibilidade de gravidez.

É importante que o paciente leve os resultados e filmes de exames anteriores.

Antes do exame um técnico posicionará o paciente adequadamente na mesa de exames. Depois disso, a pessoa sera levada lentamente para o interior do aparelho, onde serão feitas as imagens dos órgãos.

Durante o exame é importante permanecer imóvel e seguir as instruções dadas através de um aparelho de comunicação interna pelo técnico. Muitas vezes será necessário encher o pulmão de ar e segurar por alguns segundos.

O tempo do exame é variável, podendo durar de 5 a 15 minutos.

Depois do exame de Tomografia o paciente poderá retomar suas atividades normalmente.

Em caso de uso de contraste endovenoso, recomenda-se a ingestão de líquidos após o exame, para ajudar na eliminação do contraste injetado.

A Tomografia é um método não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica. Por meio dela é possível fazer uma análise segmentar das diversas regiões do corpo humano com alta definição anatômica, permitindo a visualização imediata de lesões, sem necessidade de internação.

A Tomografia Computadorizada Multi Slice é contra indicada para:
– Pacientes grávidas;
– Pessoas alérgicas ao contraste.