O que fazer em isolamento social? Aprenda novos hobbies em casa

Por mais agitada que seja nossa rotina, precisamos de um tempo para relaxar.

Normalmente, encontramos amigos, passeamos pelo shopping ou até mesmo fazemos uma pequena viagem. Porém, com a quarentena preventiva contra o Covid-19, nada disso é possível.

Em meio a tantas notícias sobre a pandemia, como encontrar espaço para nós mesmos?

Mais do que nunca, é fundamental reservar alguns instantes longe da difícil realidade. Através de hobbies, é possível diminuir o estresse ao focar em nossa saúde mental.

Para te ajudar no isolamento social, separamos hobbies simples para praticar em casa. Confira nossa lista a seguir:

4 hobbies para praticar em casa

Gorgeous young Women preparing dinner in a kitchen concept cooking, culinary, healthy lifestyle

1. Culinária

Aproveitar o tempo em casa para se aventurar na cozinha pode ser vantajoso. Além de ser mais saudável do que opções industrializadas, uma boa refeição caseira pode mudar a cara do seu dia.

Comidas com vitamina C, por exemplo, melhoram a imunidade e ajudam a lutar contra o cansaço. Ou seja, adicionar alimentos ricos em vitamina C *1 à sua dieta pode ser mais do que apenas saboroso!

O melhor de tudo é que, para começar, só é preciso disposição. Canais no Youtube como Cozinha para 2  ou Menos de R$20 ensinam receitas simples e baratas.

Outra opção são os clubes de assinatura, como o ChefTime. Com eles, é possível receber receitas em casa com os ingredientes sob medida. Assim, você pode escolher sua área preferida de culinária e explorar sem desperdício.

Young female gardener with plants indoors

2. Jardinagem

Estar em contato com a natureza traz muitas vantagens para nosso corpo. Por isso, a jardinagem é uma maneira de diminuir o estresse e dar mais vida para seu lar.

A principal vantagem desse hobby é a sua versatilidade. Você pode plantar tanto temperos e alimentos, quanto flores e folhagens.

Iniciar seu próprio jardim pode parecer difícil. Se você vive em apartamento, então, pode pensar que é impossível. Porém, não é preciso muito para descobrir que existe uma planta perfeita para cada situação.

Para ajudar os “jardineiros da quarentena”, a paisagista Raquel Patro criou um curso, online e grátis . Além disso, existem inúmeros blogs e vídeos feitos para quem está começando. Agora, só falta colocar a mão na terra!

different things lying on a table to try arts and crafts, background white

3. DIY e Reformas

Ao passar tanto tempo em casa, começamos e imaginar como melhorá-la. Se o isolamento social despertou sua criatividade, saiba que reformar não é um bicho de sete cabeças.

Além de ser um hobby divertido, o mundo “Do it Yourself” (Faça Você Mesmo, em inglês) também é econômico. E a inspiração está em todo o lugar: profissionais como Karla Amadori  e Matheus Ilt  ensinam a modificar móveis e ambientes.

Outra ideia é usar a quarentena como um momento para se reinventar. Além de reformas, o DIY também pode se estender para suas roupas. A youtuber Andressa Martins ensina a transformar aquela peça no fundo do guarda-roupa em algo novo.

4. Meditação e Yoga

Atualmente, vivemos cercados de incertezas. Além do estresse de nossa rotina, sentimos impotência diante o coronavírus. Frequentemente, tudo isso nos deixa sobrecarregados. 

Para lutar contra a ansiedade, a meditação pode ser uma poderosa aliada. Além de diminuir o estresse, seus exercícios treinam a calma e o foco. Isso nos ajuda a ter mais controle sobre nossos sentimentos.

A meditação possui várias formas. Se permanecer imóvel parece tortura para você, a Yoga pode ser uma maneira mais acessível de balancear corpo e mente. 

Para começar, o ideal é a meditação guiada. Assim, é possível compreender o que está sendo feito e manter a motivação. Durante a quarentena, existem diversos aplicativos gratuitos que cumprem esse papel.

Em meio ao caos causado pelo Covid-19, pode parecer egoísta tirar um tempo para si.

Porém, a realidade é que manter nossa estabilidade e saúde é o melhor que podemos fazer contra o vírus. Assim, somos mais fortes para encarar as medidas e cuidarmos uns dos outros.

Não deixe de conferir os 5 aplicativos gratuitos para meditação que nós indicamos, e se precisar sair de casa, saiba como usar máscara corretamente em tempos de Coronavírus.