Saiba mais sobre o Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é responsável por números preocupantes. Ele é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Por atingir majoritariamente os idosos – quanto mais idoso, maior o risco -, é considerado um câncer de terceira idade. Prova disso é que cerca de três quartos dos casos mundiais pertencem a homens com mais de 65 anos.

A próstata é uma glândula situada na parte baixa do abdômen, embaixo da bexiga e em frente ao reto. Originado de desequilíbrios genéticos, o Câncer de Próstata é uma doença na qual as células da próstata sofrem modificações moleculares e se multiplicam de forma descontrolada, podendo avançar e atingir outros órgãos, como a bexiga, a uretra ou o reto. Outra causa pode estar relacionada a fatores ambientais.

Não há como impossibilitar o desenvolvimento do Câncer de Próstata, mas há algumas maneiras de diminuir o risco de adquirir a doença:
> Dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais;
> Evitar a ingestão de gorduras, principalmente as de origem animal;
> Realizar um mínimo de 30 minutos diários de atividade física;
> Equilibrar o peso corporal;
> Moderar o consumo de álcool;
> Não fumar.

O Câncer de Próstata possui crescimento lento e muitas vezes silencioso na fase inicial. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento de um nódulo benigno. Inclusive, pode levar anos para causar um problema mais sério.

Os sintomas, quando presentes, incluem: dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, diminuição da força do jato da urina, dor pélvica, sangue na urina, inchaço escrotal, dor lombar e inchaço nas pernas.

Em estágios mais avançados, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. Ela pode vir acompanhada – ou não – de fraqueza, falta de energia, anemia e falta de apetite; porém estes sintomas podem ter outros motivos que não o Câncer de Próstata.

É altamente aconselhável que o Câncer de Próstata seja diagnosticado e tratado rapidamente, reduzindo, assim, os riscos de mortalidade. Pois quanto mais avançada a doença, menores são as chances de cura. Recomenda-se que os homens realizem exames para detecção dessa doença a partir dos 50 anos. Caso haja histórico na família, a avaliação deve ser iniciada aos 45 anos.

Por isso, se você é homem e está na idade indicada, marque uma consulta com um urologista. Nela, o médico poderá fazer o exame físico de toque retal (que é indolor, rápido e instantâneo) e pedir exame de dosagens sanguíneas de PSA (antígeno prostático específico) e/ou biópsia da próstata.

Lembre-se: cuidar da saúde nunca é demais!

Fontes: INCA, Portal Brasil do Governo Federal e Portal da Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia.
Voltar