Tomografia Computorizada para Rastreamento de Câncer do Pulmão

Tomografia Computadorizada para Rastreamento de Câncer do Pulmão

Nova Diretriz da Força Tarefa de Prevenção dos Estados Unidos recomenda a triagem anual para câncer de pulmão com uma dose baixa de Tomografia Computadorizada em adultos com idades de 55 e 80 anos e que estão em Alto Risco para câncer de pulmão (porque fumavam um ou mais maços de cigarros por dia por pelo menos 30 anos e atualmente fuma ou pararam nos últimos 15 anos).

Esta é uma notícia importante, já que 160.000 americanos morrem de câncer de pulmão a cada ano. Estima-se que este teste poderia eventualmente prevenir entre 8.000 e 22.000 mortes por câncer de pulmão por ano. Cerca de 85% dos cânceres de pulmão são devidos ao tabagismo; 37% dos norte-americanos são fumantes ou ex-fumantes e 20% ainda fumam.

A Força Tarefa, um grupo independente de especialistas, faz recomendações baseadas em evidências em serviços preventivos, como exames para rastreamento, medicamentos de prevenção e serviços de aconselhamento. Eles são muito respeitados entre os experts em medicina preventiva. O processo para desenvolver diretrizes envolve uma extensa revisão de estudos científicos, emissão de projeto preliminar para considerações do público e publicação de recomendação definitiva.

Matéria na íntegra, em inglês, no site da CNN.