Combate à tuberculose

No  dia 24 de março, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data, criada em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), serve para conscientizar a sociedade sobre essa grave doença.

De acordo com dados da OMS, cerca de 4,5 mil pessoas morrem por dia de tuberculose, totalizando em torno de 1,7 milhão de vítimas fatais. Dados que fazem dessa a doença infecciosa mais mortal do mundo.

Entretanto, apesar da tuberculose ser uma doença grave, existem tratamentos eficazes e medidas de prevenção que podem ser tomadas. Contudo, para que isso aconteça, o diagnóstico precoce é fundamental.

Esse é um dos pontos que o Dia Mundial de Combate à Tuberculose busca informar. Além disso, a data serve para pressionar o governo a ampliar o acesso das pessoas à prevenção e tratamento, incentivar pesquisa na área, entre outros.

O que é tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelas bactérias: Mycobacterium Tuberculosis, Mycobacterium bovis, africanum e microti. Transmitida pelo ar, essa patologia atinge principalmente os pulmões, mas também pode afetar os ossos, sistema nervoso, rins, estômago, olhos e meninges.

Dados da doença

O Brasil ocupa o 18º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e curada, ainda mata cerca de 4,4 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Segundo a OMS, uma em cada três pessoas no mundo está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Que normalmente é desenvolvido quando a pessoa não tem boas condições de saúde e o sistema imunológico enfraquece.

O Brasil se encontra na 17ª posição na lista dos 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose. Cada pessoa com tuberculose pulmonar tem capacidade de infectar outras 15 pessoas.

Principais sintomas de tuberculose:

  • Tosse seca por mais e três semanas, podendo ou não ter presença de sangue;
  • Cansaço excessivo
  • Febre baixa no fim do dia
  • Falta de apetite
  • Perda de peso repentina
  • Rouquidão

Prevenção e tratamento

A principal via de prevenção da tuberculose é por meio da vacina BCG, obrigatória em crianças com menos de um ano de vida e que evita as formas mais graves da doença. Além disso, evitar aglomerações e o contato com pessoas contaminadas.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentas as chances de cura, por isso, os indivíduos devem ficar atento aos sintomas da doença e procurar ajuda médica o mais rápido possível.

O tratamento normalmente é feito por meio de antibióticos por um período mínimo de seis meses, porém apresenta resultados bastante significativos se o paciente não abandonar o tratamento.

Fontes: Ministério da Saúde