Vacinação contra o HPV

Vacinação HPV

O Ministério da Saúde, com o apoio do Governo Federal, está promovendo uma campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes entre 11 e 13 anos e mulheres entre 25 e 64 anos. A vacina é grátis para adolescentes entre 11 e 13 anos, sendo necessário apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Apesar da campanha ter sido veiculada do dia 10 a 31 de março, a vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é uma doença sexualmente transmissível que afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. Em diversas épocas da vida, todas as pessoas estão sujeitas a entrarem em contato com o vírus, mas nem todas desenvolverão câncer por causa disso.

Após a contaminação, o vírus pode permanecer inativo (ou seja, sem lesões aparentes), provocar o aparecimento de verrugas nas mãos, pés, genitais e outros locais ou provocar o desenvolvimento de câncer. Após aproximadamente seis meses a dois anos, o corpo da maioria das pessoas consegue eliminar o vírus naturalmente. Apenas uma pequena porcentagem resiste à eliminação do vírus, o que pode levar ao câncer.

A forma mais comum de infecção é pelo contato sexual com pessoas infectadas, seguido pela transmissão de mãe para filho durante o parto. Para prevenir a contaminação do HPV, é importante:

Reduzir o número de parceiros sexuais;

Usar corretamente o preservativo, desde o início até o fim da relação;

Vacinação, no caso das mulheres;

Consultar regularmente um médico especializado e realizar os exames solicitados.

Vacinação HPV