Dúvidas

Quais exames de imagem devem ser usados para detectar doenças cardiovasculares?

O Ecocardiograma usa ondas sadias para criar uma imagem movente do coração. Este é igualmente um teste indolor onde uma ponta de prova seja rolada sobre a caixa e a máquina crie a imagem do coração no monitor. Isto fornece a informação na forma, no tamanho, nos funcionamentos, nas válvulas e nas câmaras do coração.
O Ecodoppler mostra as áreas do fluxo sanguíneo deficiente ao coração. Mostra as áreas do músculo de coração que não estão contratando normalmente, e de ferimento precedente ao músculo de coração.
A Angiotomografia avalia o comprometimento dos vasos sanguíneos do coração, especialmente se existem outros exames alterados como o teste de esforço ou cintilografia, ou para uma avaliação da dor no peito, por exemplo.
A Ressonância Magnética representa uma evolução do raio x, pois permite o diagnóstico por imagens, mas sem utilizar radiação ionizante.
Graças à sua evolução, é hoje um dos principais tipos de exames cardiológicos, oferecendo dados anatômicos em alta definição.
É empregada em casos de cardiopatias congênitas, pericardites, doenças da artéria aorta, tumores e também para a avaliação funcional do coração.
A partir dela, o médico pode conduzir melhor a abordagem sobre fibroses, inflamações e também na isquemia miocárdica.
O exame dura cerca de 40 minutos, é seguro e não invasivo. Em pacientes que apresentam claustrofobia, pode ser aplicada uma sedação leve.

A Tomografia Computadorizada do coração é um exame não invasivo e bastante seguro, geralmente utilizado a partir de queixas de dor torácica.
Sua realização pode diagnosticar doenças coronárias sem o emprego de contraste.
O Raio x do tórax é utilizado para a avaliação da estrutura do coração, incluindo o seu tamanho.
Também permite ao médico ter uma visão geral sobre todo o complexo sistema de veias, vasos e artérias.
Até mesmo o pulmão recebe atenção especial no exame, pois uma alteração nesse órgão pode ter origem em um problema cardíaco.

Voltar

Prezado paciente, favor nos comunicar caso queira remarcar seu exame, que continua agendado para o dia e horário previamente marcado.