Mitos e verdades sobre a rotina de um atleta profissional

Em inúmeros esportes, o Brasil recebe prestígio mundial graças aos seus talentosos atletas. Porém, a maioria das pessoas desconhece a rotina dessas pessoas — e o esforço diário que é a busca pela conquista

Neste post, vamos olhar de perto o dia-a-dia de quem faz do esporte um modo de vida. A seguir, desvende os mitos e as verdades da vida de um atleta profissional:

Mito ou verdade? Conheça a rotina de um atleta profissional

Atletas profissionais são obrigados a treinar todos os dias?

MITO

A frequência na qual a rotina de treinos se repete varia entre esportes

Dentro do MMA, é comum que lutadores pratiquem diariamente durante o circuito de campeonatos e, após, realizem pausas. Já no triátlon, esportistas podem optar por treinar todos os dias variando a intensidade de cada prática.

É fundamental considerar o descanso como parte da rotina. Além da frequência variar entre modalidades, também muda de acordo com as individualidades do atleta. Apenas um profissional da área é capaz de identificar e determinar os limites para cada um. 

Na rotina profissional, os atletas treinam mais de uma vez ao dia

VERDADE

Enquanto talvez a prática não ocorra todos os dias, um atleta profissional treina mais de uma vez nos dias de trabalho.

A rotina varia entre modalidades, porém tende a incluir de duas a quatro sessões de treino. Entre os horários, está o período para refeições, consultas médicas, fisioterapia e atividades suplementares (como aeróbica ou musculação).

Os atletas profissionais precisam dar sempre seu máximo

MITO

No circuito profissional, é comum ouvir a palavra “over training”. O termo se refere ao excesso de treino, quando o alto estímulo fadiga a musculatura. Com o tecido fragilizado, as chances de lesões aumentam drasticamente. 

É por isso que não basta apenas treinar ao máximo diariamente. Existe uma ciência por trás do cronograma de cada atleta profissional.

Para seguir carreira no esporte, é preciso estar preparado para realizá-lo todos os dias. Para isso, sua equipe de saúde trabalha para garantir a sua segurança. 

O fisioterapeuta apenas atua quando o atleta se machuca

MITO

Por falar em especialistas da saúde, eles também possuem papel essencial no mundo do esporte. Para um espectador, pode parecer que o fisioterapeuta entra em campo somente em acidentes, mas a realidade é diferente

Este profissional está presente em todos os treinos, para auxiliar os atletas após a prática. Diariamente, ele realiza exercícios para prevenir e recuperar lesões.

Quando um esportista sente dor ou desconforto durante o treino, o fisioterapeuta se prontifica antes que o caso agrave. Transparência e confiança entre atletas e profissionais da saúde é essencial para a prevenção de danos a longo prazo.

Há uma equipe de profissionais de saúde por trás da carreira de cada atleta profissional

VERDADE

Além do fisioterapeuta, existem outros especialistas por trás de cada medalha de ouro. São treinadores físicos, personal trainers, nutricionistas, entre outros. 

Cada profissional é imprescindível para aperfeiçoar a qualidade de vida do atleta. Para manter a qualidade em cada modalidade, o esportista deve manter seus exames em dia e seguir o caminho apontado por sua equipe. 

A CEDIP oferece exames de alta precisão para atletas profissionais de todo o país. Para conhecer nossas opções, fale conosco!

Atenção! Alguns desses exames não são realizados pela CEDIP. Confira quais exames a Cedip realiza clicando aqui.